Referência ao Maracanazo de 1950; desta vez, algoz da Seleção Brasileira é a seleção da Alemanha |
Os Simpsons voltaram ao Brasil em mais um episódio polêmico da série produzida pela Fox, que foi exibido nos Estados Unidos nesse domingo. Nele, Homer se torna o juiz da final da Copa do Mundo de 2014, convidado pela WFF (World Football Federation, uma paródia da Fifa). No jogo, que acontece no estádio Maracanã, a Alemanha vence o Brasil por 2 a 0.
Entre as piadas ácidas, o principal jogador dos brasileiros é 'El Divo', que tenta cavar um pênalti na final, é carregado para fora do gramado e enterrado, mas ainda assim, Homer não cai na 'simulação'. Apesar de não citar nomes, 'El Divo' é uma referência clara a Neymar. Outra parte importante do episódio é o jogo entre Brasil e Holanda, na Arena Itaquerão.
Arena Corinthians reproduzida na versão Simpson; estádio recebe partida entre Brasil e Holanda |
Além das piadas diretas com o futebol, a reputação do Brasil no exterior também é fonte para o humor no episódio, que tem traficantes, mulheres-objeto e corrupção. A ignorância dos norte-americanos em relação ao futebol também é alvo das piadas. Logo no começo do episódio, quando Homer é convidado para “o maior evento esportivo do mundo”, ele responde perguntando: “O Super Bowl?”, que é a final do futebol americano nos Estados Unidos. E o vice-presidente da WFF completa: “Bem que gostaríamos”. No estádio da final, existe uma faixa ironizando a World Series, final do beisebol que tem apenas times dos Estados Unidos e Canadá: “Copa do Mundo – como a World Series, mas com o mundo todo”.
Sobra até para os alemães: na final, a torcida brasileira ofende os germânicos com gritos de 'nazistas'. Os torcedores da Alemanha respondem gritando 'protetores de nazistas' e alguém aparece apartando a briga, dizendo que os dois lados estão certos – uma referência aos nazistas que, após a segunda guerra mundial, fugiram para países da América do Sul, como o Brasil.
No episódio, Homer Simpson vira árbitro da final da Copa, vencida pela Alemanha contra o Brasil |
Batizado de 'You don't have to live like a referee', esse é o segundo episódio em que os Simpsons visitam o Brasil. No primeiro, 'Blame it on Lisa', de 2002, a família vai para o Rio em busca de Ronaldo, um orfão apadrinhado por Lisa. As piadas foram tão mal recebidas pelas autoridades brasileiras que a Fox foi ameaçada de processo. Fernando Henrique Cardoso, presidente brasileiro na época, disse que 'Blame it on Lisa', traduzido como 'O feitiço de Lisa', trazia uma visão distorcida do país.
0 comentários:
Postar um comentário